Como Fazer Seu Plano Estratégico Pessoal

Compartilhe com Seus Amigos !

 

” Quando você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve !”

Ouça “Como Fazer Seu Plano Estratégico Pessoal” no Spreaker. 

Neste artigo, vamos aprender a fazer seu Plano Estratégico Pessoal, passo a passo.

No artigo anterior, intitulado A Importância do Autoconhecimento para o Desenvolvimento Pessoal, aprendemos identificar nossos papeis sociais, o que temos de recursos, nossa localização geográfica e sentimento, e para onde queremos chegar.

O resultado deste material ajudará você a desenvolver seu plano estratégico pessoal. como primeiro passo, sugiro que faça uma organização das informações que você tem em resposta as 4 perguntas : Quem sou?, O que tenho?, Onde estou?, Onde quero chegar?.

Coloque em ordem de importância para você, como exemplo, se o primeiro da sua lista seja ” Sou um profissional de Comunicação”, responda onde você quer chegar neste ponto, e liste o que pode contribuir para o resultado que você deseja nas outras duas perguntas, “O que tenho e Onde estou”.

Agora vamos para ação !

Neste ponto, sugiro que faça uma lista de bons e maus hábitos que você tem.

Para ajudar, você pode pedir para pessoas do seu convívio que o ajude identificando, do ponto de vista destas, o que elas acham como bons e maus hábitos que você tem.

Novamente, coloque o resultado por ordem de importância, ou seja, o que você gostaria, ou que te incomoda mais, no topo da lista.

Para complementar seu arsenal de informações, lembrando que informação é poder, vamos fazer uso de uma ferramenta que considero ser uma das mais poderosas para transformação pessoal.

Feedback

Por se tratar de uma ferramenta tão poderosa, ela pode, como resultado, alavancar ou prejudicar qualquer projeto. Isso só por conta de quem as usa, pois, caso seja usado por algum que não foi capacitado para usá-la, pode parecer que as informações por ela coletadas serão usadas para prejudicar pessoas.

Para prevenir tal situação, é necessário preparar o ambiente, como por exemplo, explicar todo o processo do feedback e como o resultado será usado, que tudo o que for dito, será analisado de forma neutra e sem represália, que o momento do feedback é seguro, e que a intenção é contribuir para elaboração de planos de melhoria.

  • Nesta atividade você deve perguntar para no mínimo 5 pessoas o que estas acham de você?
  • Prepare-as orientado que sejam o mais sinceras possível, apontando os portos positivos e negativos.
  • Caso não seja possível pessoalmente, esta atividade pode ser por escrito.
  • Sempre, no final da contribuição da pessoa você deve agradecer.

O resultado deve ser colocado em por ordem de importância, ou seja, o que for mais importante, ou que te incomodar mais no topo da lista.

Identifique os pontos positivos e negativos:

Com os resultado já tabulados, vamos para a próxima ferramenta,

Analise SWOT

Nesta atividade você deve analisar o quadro SWOT e tentar enxergar a situação atual de vida.

Neste ponto você já deve poder entender que mudanças são necessárias. Mas já advirto, “ toda mudança gera resistência”, não vai ser fácil mas com esforço e boa vontade você será capaz de tomar a direção das mudanças de sua vida.

  • As forças devem ser valorizadas e estimuladas o tempo todo, use-as a seu favor.
  • As oportunidades deve ser aproveitadas sempre que possível, não é sábio perder oportunidades.
  • As ameaças devem ser sempre observadas com muito cuidado, e o tempo todo. Estas servem para nos manter atentos, mas também servem como fonte de aprendizado, se positivo, copios e melhore-os, se negativo, evite-os.
  • E por ultimo, mas muito importante são as fraquezas, que serão a base da nossa transformação.
  • Após identifica-las, coloque-as por ordem de prioridade, ou seja, as que você necessita transformar em força mais rapidamente, mas use o critério de importância e facilidade.
  • Sempre iniciaremos pelo que é importante e mais fácil. Está forma causa um sentimento de bem estar, pois ao atingirmos nossos objetivos isto nos fortalece.

  • Forças e fraquezas são de contexto interno, ou seja, já são seus ou internalizado, podem ser objetos ou sentimentos, tais como: cursos, habilidades, força de vontade, medos, inseguranças, timidez….
  • Oportunidade e ameaças são de contexto externo, ou seja, ainda não são seus ou não estão internalizados, podem ser objetos, pessoas ou sentimentos, tais como: Esposo(a), filhos, não falar outra língua, trabalho atual, carro alienado, morar de aluguel….

Fraquezas em Forças

As ameaças devem ser sempre observadas com muito cuidado, e o tempo todo. Estas servem para nos manter atentos, mas também servem como fonte de aprendizado, se positivo, copie-os e melhore-os, se negativo, evite-os.

E por ultimo, mas muito importante são as fraquezas, que serão a base da nossa transformação.

Após identifica-las, coloque-as por ordem de prioridade, ou seja, as que você necessita transformar em força mais rapidamente, mas use o critério de importância e facilidade.

Sempre iniciaremos pelo que é importante e mais fácil. Está forma causa um sentimento de bem estar, pois ao atingirmos nossos objetivos isto nos fortalece.

Plano de Ação

Nesta atividade, depois de elencar por prioridade e facilidade suas fraquezas, vamos começar a desenvolver planos de ação para transformá-las.

Este é um exemplo de plano de ação. Você pode fazer mais que um plano por vez, desde que não sejam conflitante em horários, valores, tempo….

Lembre-se que a mudança pode gerar resistência e que você deve ser perseverante.


🎯Gostou deste artigo?
✍️Deixe seu comentário
📢Compartilhe com os amigos

Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Consultor em Novos Negócios
Coach Pessoal
Quer saber mais???
Clique no Link
https://linktr.ee/japassos


Nossos Ebook’s


#desenvolvimentopessoal #autoconhecimento #motiva #sucesso #coaching #empreendedorismo #motivacao #foco #mindset #coach #desenvolvimentoprofissional #psicopedagogia #inspiracao #mentor #personal #josepassos #sucesso #podcast


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?